segunda-feira, 10 de agosto de 2009

XIV Congresso de Saúde da Mulher no Rio de Janeiro

XIV Congresso Brasileiro de Neoplasia Trofoblástica Gestacional Evento ocorre no Rio e conta com presença dos principais especialistas do mundo no assunto

De 19 a 22 de agosto, o Rio de Janeiro sedia a 14ª edição do Congresso Brasileiro de Neoplasia Trofoblástica Gestacional, tema de doença recorrente no Brasil, especialmente em classes sociais mais baixas, porém ainda pouco conhecida. Dados estimam que 20 mil pacientes por ano, no mundo, necessitem quimioterapia contra a doença e este número pode chegar a 40 mil mulheres por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nos últimos anos, 43% dos casos eram de mulheres que vivem na capital do Rio, enquanto 57% provinham de outras cidades (Baixada Fluminense 50%, Região dos Lagos 18%, Niterói e adjacências 12% e Médio Paraíba 5%). A doença ameaça uma entre 100 mulheres grávidas no Rio de Janeiro, especialmente de classes sociais mais baixas, com idade reprodutiva, mas principalmente aquelas com idade superior a 45 anos ou inferior a 18 anos.

Para falar sobre este tema, especialistas renomados nacionais e internacionais foram convidados para o evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Neoplasia Trofoblástica Gestacional, com apoio da FAPERJ (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Entre os conferencistas, Ernest Kohorn, professor da Universidade de Yale, nos EUA e um dos maiores oncologistas em atividade, que apresentará um cenário mundial sobre a Neoplasia Trofoblástica Gestacional.

Na programação do Congresso estão incluídas conferências como “50 anos de Neoplasia Trofoblástica Gestacional no Brasil”, “Balanço mundial sobre a doença no mundo”, “Prevenção, diagnóstico e tratamento da NTG” e “Comunidades femininas na web e doença trofoblástica gestacional”.

“O congresso é uma excelente oportunidade de atualização e de troca de informações sobre uma doença social freqüente, de fácil diagnóstico, porém muitas vezes diagnosticada, tratada e até acompanhada de maneira incorreta quando fora de centros especializados”, enfatiza Dr. Paulo Belfort, presidente da Sociedade Brasileira de Neoplasia e um dos organizadores do Congresso. Ele calcula que já atendeu mais de 5 mil pacientes vítimas da doença na 33ª Enfermaria (Maternidade) da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, centro de referência no Estado, no qual dirige.

O XIV Congresso Brasileiro de Neoplasia Trofoblástica Gestacional é voltado para capacitação e treinamento de médicos das maternidades estaduais e municipais e para profissionais da área médica.

XIV Congresso Brasileiro de Neoplasia Trofoblástica Gestacional
Local: Avenida das Américas, 4200, bloco 3, Edifício São Paulo (auditório da Amil)
Datas: 19 a 22 de agosto de 2009
Horário: 9h até 18h (quarta a sexta) e 12h (sábado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: